Cuidados a ter com a pele após uma exposição solar

cuidados-pele-exposicao-solar
Cuide da sua pele após ter estado exposta(o) ao sol



A dica de hoje no Util Dicas são alguns cuidados que você deve ter com a sua pele após ter estado exposta(o) ao sol, seja uma exposição intensa ou não. Estes cuidados com a pele podem evitar-lhe problemas futuros com a sua pele.

cuidar-pele-exposicao-solar
Cuide da sua pele antes, durante e após a exposição ao sol
Segundo o que li na revista espanhola Telva, os cuidados com a pele após uma exposição ao sol são muito importantes quer para se conseguir um bronzeado bonito e duradouro quer para se evitar problemas com a pele (envelhecimento da pele, manchas, etc).
A revista menciona também que quando alguém deseja se expor aos raios solares deve obrigatoriamente ter cuidados com a pele antes e após a exposição solar. É fundamental preparar a pele para receber os raios solares e é também importante hidrata-la e "alimenta-la" direta (creme hidratante) e indiretamente (alimentos que você come e líquidos que bebe).

Para conhecer "cuidados a ter com a pele" antes e durante a exposição solar, queira conferir este artigo do Util Dicas:
- 5 Dicas para um bronzeado perfeito

Cuidados a ter com a pele após exposição solar:
- Tome banho ou duche de água fria | lavar todo o corpo com água fria.
Lave o rosto e o corpo com água o mais fria possível (de bastante fria até morna), é obrigatório refrescar a pele, tem de se baixar a temperatura da pele pois ela esteve sujeita a altas temperaturas. É proibido usar água quente.
Nota: Os chuveiros presentes nas praias são uma boa opção para tirar o sal da água do mar e para refrescar a pele do seu corpo. Aconselha-se mesmo a usa-los para refrescar a pele do corpo a cada 30 minutos de exposição solar.

- Hidrate a pele do seu corpo (rosto e o resto do corpo) usando um creme hidratante.
 Você deve hidratar o rosto e o corpo usando um creme hidratante ou um creme específico para "após exposição solar" (creme "after sun"). Para o rosto e pescoço deve usar um creme hidratante próprio para a cara e/ou pescoço. Para o contorno dos olhos use um creme hidratante especialmente indicado para o contorno dos olhos.

- Beba água pura | Beba líquidos.
Você deve beber água pura ou filtrada (de preferência fresca) após a exposição solar. Na verdade, você deve beber água, antes, durante e depois de se expor ao sol. Beba no mínimo 1,5 litros de água por dia.
Beber sumos ou sucos de fruta também é uma boa opção para se ingerir líquidos.
Alguns alimentos também têm bastante água (ex: melancia, melão) e também são uma boa forma de ingerir líquidos.
Se faz regime ou dieta para emagrecer saiba que a água não tem calorias. Neste caso, a água é melhor opção que os sumos ou sucos de fruta.

- Coma alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes.
Você deve ter uma alimentação saudável e equilibrada comendo o mais variado possível. Nessa alimentação você deve incluir alimentos saudáveis (frutas, legumes, cereais, etc) que sejam ricos em vitaminas e antioxidantes. Não esquecer também de incluir alimentos ricos em água (melancia, melão, etc).
Os sumos ou sucos de fruta são uma opção interessante de ingerir alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes.
Eis aqui alguns alimentos que você deve comer:
- Benefícios da laranja para a saúde
- Lista dos 25 alimentos mais saudáveis
- Os 12 benefícios do limão para a saúde
- 10 Benefícios dos morangos para a saúde
- Alimentos alaranjados são alimentos saudáveis
- Elimine as toxinas do seu organismo bebendo água com limão

Observações:
É legítimo que você queira ter um lindo bronzeado, contudo deve ter cuidados com a sua pele (antes, durante e após sol) para evitar problemas futuros, por exemplo, as famosas queimaduras solares.
No caso de queimaduras solares, consulte sempre um médico.


Créditos:
Texto: Inspirado na revista Telva.
Imagens: Yandex.ru

0 comentários :

Pesquisa personalizada no Util Dicas: